O que achou do meu blog?

segunda-feira, 13 de junho de 2011


Palácio Nacional de Queluz



A história do Palácio Nacional de Queluz remonta aos finais do século XVI com os marqueses de Castelo Rodrigo, mas é a partir de 1747, com o infante D. Pedro, futuro D. Pedro III por casamento com sua sobrinha D. Maria I, que este ganhará o estatuto de palácio real, correspondendo ao seu período mais marcante, quando cumpriu a sua vocação de residência de veraneio da Família Real. Nessa época, ficou também reforçada a íntima relação dos interiores com os jardins, concebidos e entendidos como um prolongamento das salas e parte fundamental do conjunto arquitectónico.

Pavilhão RobillonEm 1794, com a regência do Príncipe D. João e após o incêndio da “Real Barraca da Ajuda”, passa a residência permanente até 1807, ano em que a Família Real parte para o Brasil, na sequência das Invasões Napoleónicas.

Propriedade do Estado desde 1908, o Palácio Nacional de Queluz é classificado como Monumento Nacional em 1910 (Decreto-Lei de 16 de Junho de 1910), tendo aberto ao público como Museu de Artes Decorativas em 1940. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário